domingo, 6 de março de 2011

Bolo do Aniversário de morangos da Maria

Ingredientes
360 gr de farinha sem fermento
420 gr de açúcar em pó
4 c.c. de fermento
Uma pitada de sal
120 gr de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
360 ml de leite
3 ovos
Umas gotas de corante alimentar vermelho
Doce de morango
500 gr de morangos picados
Morangos e chocolate para enfeitar
Glitter comestível

Pré-aqueça o forno a 170º.
Bate-se a farinha, o açúcar, o fermento, o sal e a manteiga a uma velocidade baixa para obter-se uma mistura com uma consistência arenosa e todos os ingredientes estirem ligados.
À parte, bate-se os ovos, o leite e o corante até misturar bem.
Aos poucos deita-se metade do leite à mistura de farinha e bate-se bem até que o leite fique bem incorporado. Depois volta-se a pôr o restante do leite e mistura-se mais alguns minutos mas sem bater demasiado.
Põe-se a mistura numa forma anti-aderente de aro amovivel, com o fundo forrado com papel vegetal e leva-se a cozer no forno pré-aquecido durante 20-25 minutos, ou até que a massa estiver fofa ao toque.
Deixa-se o bolo arrefecer completamente.

Quando os bolos estiverem frio, cortam-se ao meio.
Põe-se no prato de servir uma rodela do bolo, unta-se com parte do doce de morango e por cima põe-se parte dos morangos picados, torna-se a por uma rodela do bolo e torna-se a repetir a operação.
Quando se põe a última rodela, forra-se com glacé de baunilha.
Enfeita-se com desenhos com os glitters e com os morangos de chocolate.

Morangos de chocolates: Lavam-se bem os morangos e secam-se com papel de cozinha. À parte, derrete-se cerca de 100 gr de chocolate preto com 3 c.s. de natas. Depois de derretido, mergulham-se os morangos no chocolate e deixa-se solidificar em cima de papel vegetal.

P.S.- Tem de se fazer duas vezes esta receita para se poder cortar e ficar-se com 4 rodelas de bolo. Neste bolo eu apenas utilizei 3 rodelas, a outra congelei para utilizar posteriormente.

1 comentário:

São Ribeiro disse...

QUE BOLO LINDO, ADOREI A COR DO INTERIOR, FICOU BEM GULOSO.
BJS