domingo, 15 de julho de 2012

Raspberry blanc-manger

Mais um desafio da Dorie... neste caso com o calor que anda por aí... uma receita fresquinha!!!

Ingredientes
1 1/2 medidas de natas espessas frias
3/4 medida de leite gordo
3/4 medida de amêndoa ralada
1/2 medida de açúcar
35g gelatina em pó, sem sabor
3 colheres sopa de água fria
2 colheres chá de extracto de baunilha
1 medida de framboesas (ou berries sortidas ou outra fruta mole cortada em pedaços)
Coulis, para servir (opcional)
Prepare uma foma redonda, sem buraco. Encha um recipiente grande com cubos de gelo e água fria e ponha sobre ela uma mais pequena que encaixe no banho gelado.
Com uma batedeira, bata as natas até que formem picos suaves. Refrigere enquanto prepara o resto da sobremesa.
Ponha o leite, amêndoas e açúcar numa pequena panela e leve a lume médio, até ferver, mexendo ocasionalmente para garantir que o açúcar se dissolve.
Entretanto, ponha a gelatina e a água fria num recipiente que possa ir ao microondas ou numa panela pequena. Quando a gelatina já estiver mole e esponjosa (aprox. 2 minutos) aqueça-a no microondas (ou no fogão, em lume baixo) por 15 segundos, para dissolver bem. Misture a gelatina ao leite com amêndoa e retire então a panela deste do lume.
Despeje o leite quente na vasilha sobre o banho de gelo. Misture a baunilha e continue a mexer até que a mistura esteja fria, mas ainda líquida - não deixe o leite gelificar na vasilha!
Quando estiver frio, com uma espátula de silicone, envolva muito gentilmente as natas batidas, seguidas das framboesas. Transfira tudo, à colher, para a forma e leve ao frigorífico até que solidifique - no mínimo, 3 horas (é melhor, se puder, manter no frigorífico de um dia para o outro - mas tape a forma com película aderente, se o fizer).
Para desenformar, mergulhe a forma em água quente por 5 segundos, seque-a bem e inverta sobre um prato. Sirva com coulis de fruta, se desejar.
Variações:
Pode glacear o topo com uma camada de geleia, se desejar. Seja qual for a escolhida, leve duas colheres de sopa ao lume, com um bocadinho de água, até ferver. Com um pincel de pastelaria, faça uma camada fina sobre o bolo muito frio, antes de servir. Se parecer que o bolo derreteu ligeiramente com a geleia, leve-o de novo ao frigorífico até servir.Pode também servir o blanc-manger numa base - o tradicional é um fino disco de bolo. Mas pode também ser uma base totalmente cozinhada de tarte. Se decidir fazer isto, faça o blanc-manger numa forma de mola, ponha a camada de bolo ou tarte no fundo, o blanc-manger por cima e refrigere até estar firme. (receita na página 398)

5 comentários:

Delícias da Pipas disse...

ficou fantástica!!!!
Que linda fatia.

São Ribeiro disse...

FICOU LINDO,É MESMO O MEU GÉNERO .
BOM DOMINGO
BJD

Maria disse...

Ficou bem bonita.
Beijinhos
Maria

Chef de Algibeira disse...

que espectaculo... ficou com um aspecto maravilhoso.. :)))))

Inês Ginja disse...

Ficou lindíssimo prima!!
Bom aspecto de fatia :)
Beijinho.