sábado, 2 de março de 2013

Areias de Cascais

Quem me conhece sabe que eu adoro bolachas, que sou tipo o monstro das bolachas... mas adoro bolachas caseiras porque gosto de saber o que estou a comer... quando olhamos para um pacote de bolachas vemos aqueles ingredientes esquisitos com nomes que não sabes pronunciar e com aqueles "E" qualquer coisa, conservantes e todas aquelas porcarias que devemos evitar... eu não preciso de bolachas que tenham anos de validade, até porque um pacote depois de aberto não dura mais do que 2 ou 3 dias... mas a realidade é que gosto de cozinhar e de experimentar receitas, sei bem que para a maioria das pessoas, dá mais jeito ir a um supermercado e comprar as ditas cujas em vez de "irem para a cozinha sujarem alguidares e tabuleiros e gastar gás" como dizem algumas das minhas Amigas enquanto enchem a boca com as minhas bolachas caseiras...
Mas estas bolachas foram feitas com uma finalidade, é que eu no natal faço sempre bolachinhas para oferecer às minhas Amigas e Amigos e também para mandar para as minhas irmãs, mas como neste natal eu fiz mesmo em cima da data não mandei para as minhas sisters, principalmente a mais velha, e como lhe tinha prometido que quando a minha sobrinha fosse de lá de férias, mandava-as e como o "prometido é de vidro" (brincadeira, o prometido é devido) lá fiz estas "bichinhas" umas já estão publicadas mas duas são novas, uma é muito conhecida, que é o caso desta receita, e uma inventada/adaptada.
 
Bolachas em formato de cruz, e no sentido dos ponteiros do relógio: em cima, Bolachas de Gengibre; à direita, World Peace Cookies; em baixo, Bolachas de Chocolate e Aveia; à esquerda, Bolachas de Coco e Chocolate (a publicar); as bolinhas brancas, Areias de Cascais e as outras, Granola Grabbers.
 
Ingredientes
300 gr de farinha
200 gr de manteiga
100 gr de açúcar
Açúcar para polvilhar q.b.

Pré-aquece-se o forno a 180ºC.
No robot de cozinha coloca-se a farinha e o açúcar, junta-se a manteiga cortada aos cubos e pulsa-se até ficar com aspecto granulado. Depois faz-se uma bola.
Depois, com cuidado pois a massa esfarela facilmente, faz-se bolinhas.
Leva-se ao forno, num tabuleiro forrado com papel vegetal, durante 12/15 minutos (ficam brancas apesar de cozidas).
Tira-se do forno e passa-se por açúcar, depois coloca-se numa grade para arrefecer.

Sem comentários: