segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Empadas de Galinha


Ingredientes
1/2 frango
1 cebola cortada em 4
2 dentes de alho esmagados
2 alhos-franceses (1 cortado aos pedaços, 1 cortado às rodelas)
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
12 azeitonas recheadas

Num tacho coloca-se o frango, a cebola, os dentes de alho e o alho-francês cortado aos pedaços, cobre-se de água tempera-se de sal e deixa-se cozer cerca de 30 minutos.
Tira-se o frango do caldo e deixa-se arrefecer. Coa-se o caldo que depois de arrefecer coloca-se no frigorifico.
Noutro tacho, coloca-se um fio de azeite e o alho-francês, deixando-se estufar 5 minutos. Junta-se o frango previamente desfiado e limpo de peles e ossos, envolve-se bem e tempera-se de pimenta e sal.
Deixa-se arrefecer totalmente antes de usar.

Massa
250 gr de farinha sem fermento
100 gr de banha fria cortada aos bocadinhos
0,75 dl de água fria (usei o caldo de cozer a galinha frio)
Sal e pimenta preta q.b.
1 ovo para pincelar

Coloca-se a farinha, o sal e a pimenta numa tigela larga e junta-se a banha fria cortada aos bocadinhos. Amassa-se rapidamente com as pontas dos dedos até que se obtenha uma espécie de areia. De seguida adiciona-se a água e amassa-se o suficiente para que se forme uma bola de massa macia e uniforme.
Cobre-se com pelicula aderente e leva-se ao frigorífico cerca de 30 minutos.
Untam-se levemente 12 formas de queijadas com manteiga.
Estende-se a massa e cortam-se rodelas de massa de forma a que esta fique com meio centímetro para fora da forma. Cortam-se também umas rodelas de massa de diâmetro igual às formas para servir de tampa.
Forram-se as formas com a massa, recheia-se com a mistura do frango com o alho-francês, coloca-se uma azeitona e tapa-se com uma rodela de massa. Empurra-se o excesso de massa da base para cima da tampa e repete-se até que fique tudo selado em volta. Pincela-se com ovo.
Coloca-se as formas em um tabuleiro e leva-se ao forno pré aquecido a 200ºC até as empadas ficarem douradas (entre 25 a 30 minutos).
Assim que estiverem assadas retiram-se das formas, para que não ganhem humidade na base.


Sem comentários: